Tuesday, 16 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
29/06/2016

Evento ao 26º aniversário do ECA.

No próximo dia 13 estaremos realizando no centro da cidade de Lucena (praça) um evento relacionado aos 26 anos do ECA , a comissão da REDE Municipal de proteção á criança e adolescente em parceria com gabinete civil e demais secretárias .

Teremos diversas apresentações e ainda falas respectivas a tão importante data!

A violência contra a criança e o adolescente sempre esteve presente na sociedade e em diferentes classes sociais. No Brasil, um avanço importante para reconhecer crianças e adolescentes como cidadãos com direitos e deveres foi a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado pela Lei 8.069, e que em julho de 2016 completa 26 anos.

O ECA representa um marco jurídico que instaurou a proteção integral e uma carta de direitos fundamentais à infância e à juventude. Ele considera criança a pessoa até 12 anos de idade incompletos e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade.

A lei estabelece: "É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária".

Ao todo, o estatuto tem 267 artigos que abordam diversos temas como o acesso a saúde e educação, proteção contra a violência e tipificação de crimes contra a criança, proteção contra o trabalho infantil, regras da guarda, tutela e adoção, proibição do acesso a bebidas alcóolicas, autorização para viajar, entre outras questões.

Outros dados importantes sobre o ECA.