Saturday, 20 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
25/04/2017

Nutrisus para as crianças da Rede Municipal.

PML implementa suplementação alimentar através do Nutrisus para as crianças da Rede Municipal.

A Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), iniciaram, neste mês de abril, o processo de suplementação do Programa Nutrisus em todas as escolas do município com crianças na faixa etária de 6 meses a 4 anos. A ação prevê a suplementação de vitaminas e minerais na alimentação infantil, visando prevenir a anemia e suprir carências nutricionais como de vitamina A e K.

O programa, que consiste na fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó, foi lançado oficialmente pelo Ministério da Saúde (MS) em março de 2015, sendo implantado em Lucena nas escolas e creche pactuadas com o PSE naquele mesmo ano, beneficiando hoje 93 crianças que se enquadram no critério da faixa etária e/ou necessidade de suplementação alimentar. Explicou a Secretária Municipal de Saúde Karla Luciana.

Todo o processo de implantação do NutriSus foi realizado junto com os profissionais das USF,Escolas e nutricionistas para avaliação do estado nutricional de todas as crianças matriculadas. O que permitiu ofertar a suplementação de forma direcionada aquelas crianças que mais necessitavam.

Logo depois foi realizada uma formação com as merendeiras para esclarecer como elas iriam adicionar o sachê no alimento diário da criança. Também foram realizados encontros entre pais e enfermeiras nas escolas para explicar a importância do Nutrisus no desenvolvimento infantil. Essa suplementação ocorre com a introdução de 01 sachê na refeição escolar de cada criança durante 60 dias. Sendo necessário pausar a introdução do suplemento por 3 a 4 meses. O que seguirá o calendário escolar municipal.

Escolas participantes: Escola Municipal Eugenio de Souza Falcão, Escola Municipal Luiz de Souza Falcão, Creche Jesus Menino, Escola Municipal Augusto Guedes Costa, Escola Elinora Dornelas.

Prevenção – O objetivo principal do Nutrisus é prevenir casos de anemia entre a população infantil. A estratégia do MS, portanto, é fornecer a suplementação nas creches e escolas de todos os municípios do Brasil para evitar o déficit de minerais e vitaminas que leva ao desenvolvimento dos quadros de anemia que influem no processo de desenvolvimento físico e no processo de aprendizagem.Explicou a nutricionista da Secretaria de Educação, Kalyne Rolim.

+ Ciência e Saúde