Tuesday, 23 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
27/04/2021

EM 120 DIAS, GESTÃO DE LÉO BANDEIRA TEVE ATENÇÃO REDOBRADA COM OS AGRICULTORES DE LUCENA

O tempo tem sido curto, mas, nos quatro meses de gestão do prefeito de Lucena, Léo Bandeira, os agricultores tiveram uma atenção redobrada da administração municipal e avanços significantes no seguimento agrícola. O compromisso com este setor continua permanente e todos, durante os próximos meses, serão beneficiados com os projetos e políticas públicas específicas do Poder Executivo.

Sob o comando do competente secretário Maciel José da Silva, a Secretaria Municipal de Agricultora tem dado passos importantes para o crescimento, desenvolvimento e fortalecimentos do setor agrícola.

Ao longo desses quatro meses, foram realizadas 600 horas de corte de terra para viabilizar e garantir a safra 2021 no município. Outra ação que mereceu destacado reconhecimento foi o apoio e articulação da Secretaria para a elaboração dos P.A.A´S (Programa de Aquisição de Alimentos) dos assentamentos.

“Este programa tem sido responsável pela compra de mercadorias produzidas por agricultores familiar, que são fornecidas para o combate à fome e vulnerabilidade alimentar”, disse o secretário Maciel José.

A independência para emissão de DAP´s (Declaração de Aptidão ao Pronaf) foi uma grande conquista da gestão Léo Bandeira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura. “Um documento de grande importância para participação dos agricultures em programas de vendas de produtos, oriundos da agricultura familiar para o governo federal”, garantiu o  secretário.

Um intercâmbio entre o município de Lucena, através da Secretaria de Agicultura e o Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Agricultora da cidade de João Câmara, foram adquiridas mudas de caju, manga e limão para os agricultores lucenenses, num feito enorme de parcerias entre os gestores das duas cidades.

Ainda em parceria, nos quatro meses de gestão do prefeito Léo Bandeira, foram distribuídas 1.200 kg de sementes para os agricultores da cidade de Lucena. Isso foi possível graças à parceria firmada com a Empaer e Secretaria de Agricultura do Estado. “Com essas sementes, nossos agricultores tiveram lucros oriundos da Agricultura Familia”, registrou Maciel.

A distribuição de peixes para a população durante a Semana Santa, foi outro marco da gestão Léo Bandeira, por meio da Secretaria de Agricultura, além de garantir a inscrição de 36 agricultores familiar para participação do P.A.A do Estado, o qual irá garantir a compra de toda a produção e, assim, fomentar a agricultura familiar no município de Lucena.

Ações necessárias para a eleição da nova diretoria do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Lucena) foram concretizadas pela administração da Secretaria Municipal de Agricultura, assim como, a Pefeitura Municipal de Lucena esteve representada, por meio do seu secretário, em visita à Secretaria Estadual da Agricultura e Pesca, objetivando o fortalecimento de parcerias, na solicitação de antecipação da entrega de sementes para a região.

Ações da Secretaria de Agricultura nos últimos quatro meses

? Corte de 600 horas de terra para viabilizzr a Garantia Safra 2021;

? Articulação e Apoio para elaboração do P.A.A´s (Programa de Aquisição de Alimentos;

? Conquista da independência na emissão de DAP´s (Declaração de Aptidão do Pronaf);

? Solicitação de antecipação na entrega de sementes para o município junto ao Governo do Estado;

? Intercâmbio com o município de João Câmara (RN), na doação de  mudas de caju, manga e limão;

? Inscrição de 36 agricultores familiar para o P.A.A Estadual;

? Eleição da Nova Diretoria do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Lucena (CMDRS);

? Distribução de 1.200 kg de sementes para os agricultores de Lucena;

? Distribuição de Peixe durante a Semana Santa, na Zona Rural;