sexta, 21 de julho de 2017 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
06/04/2015

A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE PÚBLICA


A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE PÚBLICA.




A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE PÚBLICA

A definição mais completa de Saúde Pública ainda é aquela apresentada por Winslow Charles-Edward Amory em 1920: ?Saúde Pública é a arte e a ciência de prevenir a doença, prolongar a vida, promover a saúde e a eficiência física e mental mediante o esforço organizado da comunidade, abrangendo o saneamento do meio, o controle das infecções, educação dos indivíduos nos princípios de higiene pessoal, a organização de serviços médicos e de enfermagem para o diagnóstico precoce e pronto tratamento das doenças e o desenvolvimento de uma estrutura social que assegure a cada indivíduo na sociedade um padrão de vida adequado à manutenção da saúde?.
O advento da Saúde Pública deu-se com a preocupação do ser humano em proteger sua saúde, uma vez que, ao longo da história, os maiores problemas de saúde que as pessoas enfrentaram sempre estiveram relacionados com a natureza da vida comunitária.
Por essa razão, ficou evidenciada a importância de oferecer educação ao povo a fim de que, por meio do controle das doenças transmissíveis, da melhoria do ambiente físico (saneamento), da provisão de água e de alimentação saudável e suficiente, ele contribuísse diretamente para seu bem-estar pessoal.
No Brasil, a Saúde Pública ganhou notoriedade com os Institutos Manguinhos, Vital Brazil, Butantan, e Adolfo Lutz. Essas instituições se mantêm até hoje como ?ilhas? de competência do poder público na construção de um sistema de saúde de natureza pública e equitativa.
Portanto, Saúde Pública tem importante papel na promoção e recuperação da saúde comunitária, na promoção de saneamento básico, na profilaxia epidemiológica, na promoção de hospitais gerais, hospitais especializados, postos de saúde, ambulatórios de saúde mental, unidades básicas de saúde e centros de atenção psicossocial.

+ Ciência e Saúde




© Prefeitura Municipal de Lucena/PB 2017, Todos os direitos reservados