Tuesday, 19 de March de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
26/05/2015

O Abuso e a exploração sexual de Crianças e Adolescentes!

Ocorreu ontem no centro de capacitação em Gameleira, Audiência Pública sobre exploração sexual.

Ocorreu ontem no centro de capacitação em Gameleira uma Audiência Pública sobre o Abuso e exploração sexual de Crianças e Adolescentes! Uma realização da REDE de proteção e do CMDCA.

O que é violência sexual

É uma violação dos direitos sexuais, que se traduz pelo abuso e/ou exploração do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes ? seja pela força ou outra forma de coerção ? , ao envolver meninas e meninos em atividades sexuais impróprias para sua idade cronológica ou a seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

O abuso e exploração sexual são as duas formas, igualmente perversas, com que a violência sexual se manifesta.

O abuso é qualquer ato de natureza ou conotação sexual em que adultos submetem menores de idade a situações de estimulação ou satisfação sexual, imposto pela força física, pela ameaça ou pela sedução. O agressor costuma ser um membro da família ou conhecido. Já a exploração pressupõe uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja ela financeira, de favores ou presentes. A exploração sexual pode se relacionar a redes criminosas mais complexas e podendo envolver um aliciador, que lucra intermediando a relação da criança ou do adolescente com o cliente.

Existe uma série de fatores que podem favorecer esse tipo de violência, além da condição de pobreza. Entre eles encontramos questões de gênero, étnicas, culturais, a erotização do corpo da criança e do adolescente pela mídia, consumo de drogas, disfunções familiares e baixa escolaridade. Contudo, devemos lembrar que a violência sexual acontece em todos os meios e classes sociais.

+ Educação