Tuesday, 19 de March de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |

Prefeitura Municipal de Lucena

Rua Américo Falcão, 736

Centro - Lucena/PB
58315-000
(83) 3293-1352, (83) 3293-1352
gabinete@lucena.pb.gov.br


7h às 13h

Localização

Sobre


LUCENA 

  


         É a primeira cidade do litoral norte paraibano, rica em inúmeros atrativos naturais, históricos e culturais. Está situada na Região Metropolitana de João Pessoa (48km), no estado da Paraíba.Os potenciais turísticos são vários. Uma característica muito peculiar da cidade é o mar tranquilo, com poucas ondas, ao longo dos 15 km de faixa de praias. Há também os mangues e manguezais e as lagoas naturais como as do Mangue da Capivara e dos Homens. Além desses, há os rios e as falésias localizadas na praia de Bonsucesso. Existem locais adequados para mergulho, canoagem e diversas outras modalidades de esportes náuticos.

       Outro atrativo muito procurado pelos admiradores de esportes e aventura são as trilhas ecológicas que podem ser feitas a pé, de moto ou bicicleta. O aniversário da Cidade é no dia 22 de dezembro e seu gentílico: lucenense.

 


HISTÓRIA

        A história da cidade começa com a chegada dos portugueses, os quais, por volta de 1596, passavam em Lucena em direção à Baía da Traição. Nessa época, eles ainda tinham receio de ocupar grandes faixas das terras paraibanas, construir residências e arriscar-se na administração de uma propriedade, muito disso em virtude das tribos locais, ainda em estado silvícola. Entretanto, o Governo da então Capitania da Paraíba, liderado pelo capitão-mor Feliciano Coelho de Carvalho, concedeu nessa época sesmarias na bacia do Rio Miriri aos frades beneditinos. A partir dessa ação tudo começou.
        A região foi elevada à categoria de município em 22 de dezembro de 1961, desmembrado-se de Santa Rita. Seu topônimo originou-se do nome de um antigo morador, cuja ocupação era transportar passageiros entre as duas margens de Costinha até Cabedelo. Esse senhor ficou muito conhecido pelo serviço que prestava à população recebendo a cidade o seu nome.

 





© Prefeitura Municipal de Lucena/PB 2023, Todos os direitos reservados